A cada dia, BEMP recebe vários empreendedores que não conseguem responder qual a margem de lucro das operações, não sabem o ticket médio, o CAC e nem a receita total do último mês. Por isso, hoje vamos compartilhar quatro pontos essenciais para regular a relação entre custo e lucratividade, através do custo Vs. precificação: boas práticas para tornar seu negócio rentável! Vamos a eles?!
Boas práticas para tornar seu negócio rentável!
Conheça os custos
Não basta sabermos o quanto foi gasto no mês corrente. Também precisamos entender o custo operacional em cada serviço realizado, além do custo com insumos e a comissão dos profissionais. Aqui, incluímos também o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) nesta soma. Se o custo para fazer o cliente passar pela porta for maior do que o ticket médio por cliente, provavelmente você está pagando para trabalhar.
Descobrir o ticket médio
Saiba identificar quantos serviços e vendas foram realizados e o faturamento total obtido durante o mês. Após realizar o levantamento destes dados, é hora de dividir o faturamento pela quantidade de vendas. Caso o gasto seja maior do que o valor recebido por atendimento, a relação está desequilibrada e dessa forma, você não terá margem de lucro. Uma forma de aumentar o ticket médio é estimular a recompra pois é muito mais barato vender para um cliente fidelizado do que conquistar um novo cliente!
Margem de lucro
Para obter a margem de lucro atual, você precisa saber todos os custos e depois descontá-los do valor total faturado no mês. Consideramos como lucro líquido todo o valor que sobra depois de subtrairmos os descontos à serem feitos. Apesar de parecer um processo simples, muitos empreendedores acreditam que para garantir uma margem de lucro de 50%, por exemplo, basta adicionar este valor sobre os custos na hora de precificar os serviços. Entretanto, se esquecem da taxa tributária, das comissões e do valor que precisará ser investido em estoque. Por isso é importante entender a diferença entre margem de lucro e markup.
Markup
Enquanto a margem de lucro trata-se de um percentual, o markup é um indicador utilizado na etapa de precificação, que auxilia os empreendedores a definir o melhor valor a se cobrar pelos serviços. Ou seja, o markup auxilia na manutenção da margem de lucro. Assim, os dois indicadores são complementares e essenciais para todo empreendedor!
Acompanhar os custos, faturamento, ticket médio e realizar a manutenção da margem de lucro com o markup, irá garantir a saúde financeira da empresa. E, é claro, equilibrar a relação do custo Vs. precificação.
Essas informações nem sempre estão disponíveis para o empreendedor que realiza diversas atividades no seu dia a dia. E é por isso que a BEMP cuida da burocracia do dia a dia, entregando todas essas informações em relatórios completos, para que você possa se concentrar no que realmente importa.
Ainda não tem um sistema de gestão completo para auxiliar no gerenciamento? Então entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar nesta transformação. Faça bem para o seu negócio, faça BEMP!